RSS

O verão é a estação predileta para as pessoas que desejam perder a barriguinha, acabar com a celulite ou fazer academia apenas por hobby

Alimentos saudáveis, pequenas cirurgias de caráter estético, alguns medicamentos e, principalmente muita malhação são as metas de homens e mulheres que planejam entrar em forma ou simplesmente conservar corpos esculturais em 2000. Com a aceitação cada vez maior do Personal training no mercado, a proliferação de academias e os avanços tecnológicos, perder a barriguinha, acabar com a celulite ou malhar apenas por hobby ficou mais fácil e prazeroso. Para ajudar na tarefa, nada melhor do que a estação mais quente do ano, que em Ribeirão Preto costuma durar muitos meses.
No entanto, de nada adianta malhar diariamente e ter uma alimentação errada. De acordo com o Personal training José Eduardo de Oliveira, que trabalha na academia Esporte & Cia., o ideal é manter equilíbrio entre uma boa dieta e um treinamento físico adequado. “Agindo dessa forma e não havendo nenhuma patologia ou disfunção hormonal, pode-se obter bons resultados com a malhação. O fato de engordar e emagrecer está ligado ao gasto e ingestão de calorias”, explica Oliveira. Malhação e alimentação na medida correta, cirurgias mais eficazes e muita tecnologia poderão resolver algumas imperfeições originadas pela genética.
Se hoje as academias se transformam em ponto de paquera para a moçada que deseja ficar sarada, assim que a tecnologia já existente na Europa, Estados Unidos e Japão chegar ao Brasil, será possível aliar diversão com uma boa forma física. Já é possível, em alguns países mais desenvolvidos, fazer exercícios e realizar viagens virtuais, simultaneamente. Para evitar a monotonia da malhação, algumas academias dos Estados Unidos utilizam varias telas com opções de filmes e programas. Também já existem aparelhos de musculação conectados à internet. Com tanta tecnologia, a adesão às academias será maior, resultado em corpos modelados pela malhação. Enquanto o Brasil aguarda por novas tecnologias, homens e mulheres encaram a rotina da malhação por vaidade ou apenas para cuidar melhor da saúde. Sara Faleiros Migliano tem 28 anos, é formada em Letras e há seis anos faz ginástica localizada e step. Há quatro meses também aderiu a musculação, sob a orientação de um Personal training. "Resolvi praticar exercícios para definir a musculatura do corpo e estou gostando do resultado", afirma Sara, que vai a academia de segunda a sexta e malha urna hora e meia por dia. Apesar da preocupação com o corpo, não conseguiu largar os chocolates e os sanduíches. Para "compensar", não come carnes vermelhas.
A estética foi o motivo que levou o farmacêutico Rogério Rivoiro à academia, há um ano e meio. "Quero manter a forma, mas como de tudo. Não evito comidas por causa da academia", comenta Rivoiro. Musculação, exercícios aeróbicos e caminhadas também são as "obrigações" semanais de Juliana Zanello, 22 anos, estudante de Psicologia. "Há quatro meses, desde que tenho a supervisão de um Personal training, resolvi levar a sério a academia. Antes, largava os exercícios com facilidade. É saudável praticar algum esporte, mas não sou escrava da academia e não deixo de comer os doces que eu gosto, explica a estudante.

FISICULTURISMO


Possuir uma musculatura forte, bíceps e tríceps avantajados, como os dos astros de filmes de ação Jean Claude Van Dame e Arnold Schwarzenegger, era o sonho de Fernando Luiz. Para cultivar seus 86 quilos de massa muscular distribuídos em 1.69m, o músico e Personal training pratica jiu-jítsu, faz musculação há 15 anos e dá aula diariamente na academia Escultura, no Jardim Paulistano. "Meu sonho era poder me dedicar integralmente à musculação e comecei a praticar o esporte cedo, para ganhar peso, pois quando era adolescente, pesava apenas 50 quilos”, explica Fernando.

Como depende de seu corpo para dar aulas, segue uma dieta rigorosa, à base de muitas proteínas. Carboidratos e frutas. "É preciso ter uma boa alimentação e comer cinco ou seis vezes por dia", comenta Fernando, que malha quatro vezes por semana, durante uma hora por dia. A academia também serviu de cenário para que o Personal training conhecesse sua noiva, Patricia Biagioni de Carvalho, que também faz musculação de segunda a sexta-feira. "Ela era minha aluna, passou a ser a melhor amiga e depois namorada", conta Fernando.
Não e só a musculação que está em alta entre a moçada sarada. Natação, ciclismo e jiu-jítsu também fazem sucesso e estão na moda. O farmacêutico Marco Antonio Rossi pratica triatlo há quatro anos. "Comecei a correr, nadar e pedalar apenas por hobby e pela influência de amigos. Hoje até participo de competições”, explica Rossi, que em fevereiro disputara o Triatlo Intencional de Santos. A professora Erika Salomão também pratica natação há um ano e meio, seis vezes por semana. Ela começou a se dedicar ao esporte para perder peso. Com isso, também melhorou a alimentação. "Como treino forte, preciso comer muito também. No entanto, tenho uma dieta balanceada, com carboidratos, proteínas, frutas e vegetais", comenta a professora.
Vanier Agenor Afonso Júnior e Jadilson Minervino de Oliveira optaram pelo jiu-jítsu por ser um esporte que exige concentração. "Meu desempenho na escola melhorou depois que passei a praticar este esporte''', comenta Vanier, que treina há dois anos. Seu colega de academia também tem a mesma opinião, "No jiu-jítsu, é preciso estudar o adversário, ter inteligência, como no xadrez", define Jadilson. As mulheres também encontraram nas artes marciais a chance de melhorar a qualidade de vida. "Antes de praticar judô e jiu-jítsu, era muito agressiva. Hoje, consigo me controlar “', comenta a professora Luciana Costa.
Nadar, correr, pedalar e malhar. Essas atividades exigem preparo físico, devem ser feitas sob a orientação de um profissional e na medida correta. De acordo com o professor de musculação Francisco Carrara, uma hora diário de exercícios bem feito é o recomendável. "Não adianta passar várias horas na academia e fazer exercícios de forma errada. É preciso dosar o tempo em alguns aparelhos em aproximadamente uma hora", comenta Carrara. Para o professor, são necessários cerca de seis meses de malhação para obter resultados satisfatórios. "O ideal é que as pessoas entrem nas academias em maio ou junho para estarem em forma na época das férias", justifica.
ANABOLIZANTES

Às vezes, a paixão pelos músculos leva muitos atletas a apelar para a utilização de medicamentos proibidos, como os esteróides anabolizantes. "Essa prática é comum, mas quem usa dificilmente toca no assunto", explica o Personal training José Eduardo de Oliveira. Os anabolizantes funcionam de maneira semelhante ao hormônio testosterona, produzindo massa muscular. Esse efeito e conhecido como anabolismo. Por serem derivados sintéticos, o uso indiscriminado desses produtos acarretam efeitos colaterais, como problemas hepáticos, renais, impotência sexual, esterilidade, câncer de fígado e da próstata e retardamento do crescimento. "Em alguns casos, os anabolizantes podem levar o usuário a morte. Não adianta ter um corpo escultural se não há saúde", justifica Oliveira.

A profissão de Personal training surgiu nos Estados Unidos, na década de 60, devido a necessidade dos artistas de modular seus corpos rapidamente, para interpretar determinados papéis no cinema. Os bons resultados chamaram a atenção das pessoas, que passaram a utilizar na vida real os recursos do cinema.
No Brasil, a moda surgiu nos anos 90, também depois de atores, atrizes e atletas adotarem a mesma tática norte americana. Um dos preparadores físicos mais famosos do Brasil e Nuno Cobra, que durante anos foi o responsável pelo treinamento físico de Ayrton Senna, morto em um acidente automobilístico em 1º de maio de 1994. De acordo com Cobra, o ideal é praticar exercícios dois dias seguidos e descansar outro, pois o repouso é fundamental para a saúde.
Além do repouso, a alimentação deve ser adequada aos objetivos de cada individuo. Para aqueles que desejam ganhar peso, Jose Eduardo de Oliveira recomenda uma ingestão calórica suplementar de aminoácidos, vitaminas e proteínas. A receita indicada para perder peso e eliminar gorduras, açúcar e o excesso de calorias. "Para. manter o peso é preciso ter uma educação alimentar, para que a pessoa não se sinta, restrita ou exceda as calorias", explica o Personal training. Para os que detestam as academias e querem entrar em forma sem fazer força, a solução para o problema deve chegar ao País daqui a dez anos, com remédios que combatam o excesso de peso e ataquem a causa do problema. Cientistas norte-americanos , já descobriram a leptina, hormônio produzido pelas células gordurosas, que diminui o apetite e estimula a queima de calorias. Os cientistas acreditam que a solução para a obesidade deve estar em alguma substancia da leptina.
Pesquisadores ingleses e norte americano também estão aplicando em ratos uma vacina que aumenta massa muscular e têm efeito por toda vida. No entanto, a novidade só deve deixar os laboratórios daqui a 20 anos. Os implantes de silicone também devem ser substituídos por próteses feitas com células vivas do próprio corpo do paciente. No futuro, para adquirir músculos como os de Arnold Schwarzenegger ou formas esculturais admiráveis não será preciso muito sacrifício, nem fazer dietas rigorosas ou passar horas em uma academia. Bastará utilizar os novos recursos tecnológicos.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS