O fim da barriguinha
Além de emagrecer mais rápido, a dieta do shake ajuda a exterminar a barriga logo de saída. Em geral a primeira gordura que o organismo libera no emagrecimento é mesmo a dessa região. Mas com os shakes isso acontece ainda mais rapidamente por eles serem ricos em fibra solúvel (a Goma Guar, que é vendida em farmácias e melhora o colesterol, o índice glicêmico e o intestino) e terem baixa quantidade de açúcares simples, os maiores causadores da indesejada barriguinha. Eneida informa ainda que acrescentando lactobacilos à bebida, a redução da área será mais acelerada, já que eles auxiliam a flora intestinal e previnem a prisão de ventre. Mesmo depois de secar o shape, a perda de peso continua de forma consistente porque a dieta do shake é restrita, ou seja, oferece poucas opções alimentares e isso reduz as chances de sair dela. Eneida cita outra característica do método: "É menos calórico do que um regime convencional, por isso seu resultado é imediato". Porém a nutricionista alerta que esse tipo de menu só pode ser seguido durante 7 dias. "Depois disso é preciso continuar o processo de reeducação até alcançar e manter o corpo desejado", diz.Nutrição em primeiro plano
Para quem pensa que está perdendo nutrientes ao trocar uma refeição por um shake, Eneida informa:* "Dependendo dos ingredientes, a bebida pode ter muito mais proteínas, vitaminas, sais minerais, fibras solúveis e insolúveis e ômega-3 do que um desjejum tradicional, feito à base de pães, biscoitos, bolos e açúcar refinado, ou mesmo do que uma refeição com massa e gordura saturada." * Se for preparado de forma adequada, o drinque pode até substituir o almoço ou jantar, mas jamais os 2 juntos e por mais de 48 horas, pois esse é um plano emergencial.
* Para ter certeza do valor nutritivo do shake que está ingerindo, você mesma pode prepará-lo (veja o cardápio a seguir) ou confira a tabela calórica na caixa do fabricante (se for usar produto industrializado).
Para emagrecer de forma saudável o shake deve ser nutritivo, daí a importância de ele oferecer proteína (leite, iogurte), carboidratos, vitaminas e sais minerais (frutas, hortaliças, castanha), fibras solúveis (aveia, Goma Guar) e insolúveis (linhaça, gergelim). O cardápio proposto, que tem 1.200 cal. por dia, traz sugestões deliciosas e que vão ajudá-la a perder até 4 kg em 5 dias sem colocar sua saúde em risco.
Você prefere shake industrializado?
Eles são práticos e oferecem nutrientes em proporções equilibradas. Às vezes, pode ser necessário complementar com uma fruta ou uma salada, pois nem sempre há fibras suficientes. A dica de Eneida é analisar o rótulo do produto: "A fórmula não deve ter açúcar, nem gorduras saturadas ou trans. É importante que possua fibras solúveis e insolúveis e que a porção de proteína seja superior à de carboidrato". Ela avisa ainda que se deve tomar no máximo 250 ml da bebida por vez, embora alguns fabricantes indiquem doses maiores.Veja a seguir algumas opções disponíveis no mercado.





